Óleo de Prímula – Para que serve, benefícios, como tomar

beneficios oleo de primula

O óleo de prímula é um suplemento poderoso extremamente benéfico para a saúde (principalmente das mulheres). Ele é extraído das sementes de uma planta nativa da América do Norte. A prímula, uma flor amarela, cujo nome científico é Oenothera biennis.

Na região onde a prímula é nativa ela tem o nome de evening primrose porque suas flores se abrem ao entardecer.

O blog Corpo Saúde e Estética revela tudo para você sobre a prímula, para que serve, seus benefícios para a saúde, como tomar, para que desfrute dos poderes deste óleo extraído desta linda flor silvestre amarela.

oleo de primula beneficios

Para que serve o óleo de prímula

Em geral, o óleo de prímula é mais utilizado pelas mulheres, em virtude de tratar os sintomas da TPM. No entanto ele é útil tanto para homens quanto mulheres. Veja abaixo que o óleo serve para tratar, diminuir sintomas de diversos processos fisiológicos do organismo que acometem ambos os sexos.

O óleo de prímula é muito rico em um ácido graxo do tipo ômega 6 que tem o poder de sintetizar a prostaglandina que é uma substância que ajuda a aliviar as inflamações e a fortalecer a imunidade.

As propriedades anti-inflamatórias ajudam a aliviar os sintomas da artrite reumatoide, das dermatites, da psoríase.

A prímula também tem uma substância que alivia a dor. Esse componente da planta está sendo muito utilizado para tratar as dores de cabeças crônicas, as enxaquecas.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, mais de 70% das mulheres sofrem com o TPM, ou seja, praticamente a cada 8 em 10 mulheres sofrem com esses sintomas. Além disso, o mesmo estudo apontou que 30% delas são prejudicadas seriamente em sua vida pessoal por causa da tensão pré-menstrual.

Por essas e outras, o óleo de prímula atua fortemente no alívio dos sintomas da TPM. Veja seus benefícios para a saúde da mulher.

Óleo de prímula na saúde feminina

A prímula ajuda no controle dos hormônios femininos, minimiza os sintomas da TPM (a irritabilidade, as alterações de humor, as dores nas mamas), ajuda a diminuir as crises de cólicas menstruais e o edema pré-menstrual, ameniza os sintomas da menopausa, as ondas de calor.

Outro benefício importante do óleo de prímula é atuar na saúde da pele. Ela é o maior órgão do corpo humano. Merece uma atenção toda especial, além do corpo como um todo.

A prímula é rica em ácidos graxos, o famoso GLA (ácido gama-linolênico), importantíssimo para manter a estrutura saudável da pele e promover a sua vitalidade. Acompanhe abaixo os benefícios deste incrível óleo para a pele.

Óleo de prímula para a pele

Ajuda a tratar rosácea. Para quem tem tendência a acne, os ácidos graxos essenciais presentes na prímula tem uma ação anti inflamatória e evita o entupimento dos poros, evita as lesões postulentas e controla a proliferação da acne. Controla também a oleosidade da pele, previne o envelhecimento precoce, ajuda a manter o tônus e luminosidade da pele.

Você pode até usar o óleo da prímula para fazer massagem nas laterais dos olhos a fim de minimizar os pés-de-galinha.

Formas de apresentação e onde comprar

Encontramos normalmente o óleo de prímula em cápsulas (gel) ou em forma de óleo mesmo para usar nas saladas. Esta última é uma opção totalmente saudável, sendo um substituto a altura do azeite de oliva.

Cuidado: Nunca aqueça o óleo de prímula! Não pode usá-lo para cozinhar!

Outras formas de apresentação não tão populares são a infusão de prímula (chá de prímula), spray de prímula e creme ou loção à base de prímula.

Se quiser comprar o óleo de prímula para ingerir com saladas, preferir comprar os orgânicos, pois são muito mais confiáveis.

Óleo de prímula em cápsulas

beneficios oleo de primulaO óleo de prímula em cápsulas gelatinosas é comumente encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias, em praticamente todas as cidades do Brasil, ou ainda, online, em lojas virtuais. Se preferir comprar o óleo online, faça uma pesquisa para encontrar o produto de que precisa, porque há vários preços e marcas variadas.

Sempre certifique-se em relação a lojas virtuais. Se há grande volume de reclamações não solucionadas no Reclame Aqui. É uma das formas de saber se a loja é confiável ou não. Recomendamos para você fortemente adquirir produtos naturais, com o óleo de prímula na Natue. Ela é uma das lojas do ramo mais conceituadas do mercado.

Como tomar óleo de prímula

A posologia do óleo de prímula vai depender da sua concentração na formulação das cápsulas.

Geralmente recomenda-se consumir uma cápsula de óleo de prímula, 2 vezes ao dia, preferencialmente, com água ou suco, com as refeições principais, como o almoço e janta.

Contra indicação

Gestantes, nutrizes (pessoa que amamenta) e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir o óleo de prímula sob orientação de nutricionistas ou médico.

Quem sofre de epilepsia deve consumir o óleo somente sob orientação médica, pois seu uso em altas doses pode desencadear crises.

Quem tem problemas neurológicos não deve consumir o óleo de prímula.

Embora o óleo de prímula não seja um medicamento, e sim um suplemento alimentar natural, ele pode causar efeitos colaterais. Em alguns casos, a pessoa pode ter dor de cabeça, enjoos, náuseas e indigestão, que é aquela sensação desagradável de estômago embrulhado.

Por isso recomendamos que antes de ingerir as cápsulas, leia sempre a bula.

Óleo de prímula – Benefícios para a saúde

Não caberiam aqui neste artigo descrever todos os benefícios do óleo de prímula para a saúde. Listamos alguns especialmente para você. Veja 7 benefícios deste maravilhoso suplemento alimentar natural.

  • Ajuda a aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)
  • Melhora os sintomas da insônia
  •  Ajuda a tratar rosácea na pele
  •  Controla a oleosidade da pele
  •  Previne o envelhecimento precoce
  •  Minimiza os pés de galinha
  •  Auxilia no tratamento de queda de cabelo

Conclusão

A prímula foi muito utilizada pelos índios norte-americanos há séculos para fins terapêuticos. Popularizou-se pelo mundo inteiro e  chegou até nós essa maravilha, inclusive, até a Ticiane Pinheiro não perdeu tempo e começou a consumir cápsulas de óleo de prímula, dado o seu poder de anti retenção de líquidos.

Atualmente o óleo de prímula é largamente utilizado para auxiliar, principalmente, no alívio dos sintomas da TPM e menopausa, para a beleza da pele, tratamento da infertilidade, reequilíbrio hormonal, e muito mais. Também muito útil para os homens: auxilia no tratamento da queda do cabelo.

É expressamente necessário e importante consumir regularmente óleo de prímula, uma vez que ele possui o ácido gama-linolênico (GLA), do tipo ômega 6. Este ácido, tão essencial para várias funções vitais no organismo não é produzido naturalmente pelo nosso corpo.

Por esse motivo, busque em sua dieta diária suplementar sua alimentação (equilibrada) com óleo de prímula e combine com um sono adequado (aproximadamente 8 horas/dia), atividades físicas regulares e verá os incríveis resultados alcançados, obtendo uma saúde muito melhor.

E você, já usou o óleo de prímula? Sentiu alguma diferença em sua saúde? Relate aqui nos comentários. Ficaríamos muito felizes com seu relato. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *